Bahia / Porto Seguro

Porto Seguro vai muito além de suas deslumbrantes praias de águas transparentes e limpas. A cidade possui grande riqueza histórica, natureza exuberante, reservas indígenas, boa gastronomia, artesanato variado, centro de compras bem vasto e muitas baladas.
Tipo de turismo: com amigos, em família, com criança, em grupo, melhor idade, praia, aventura, romântico, natureza, histórico.

Cidade Histórica
Para quem visita Porto Seguro e que saber um pouco mais da história do Brasil é imprescindível fazer um passeio pela Cidade Histórica ou Cidade Alta como também é chamada. Situada na parte alta de Porto Seguro, foi um dos primeiros núcleos habitacionais do Brasil e reúne um conjunto de imponentes construções históricas de extrema beleza, tombado em 1968.



Vista da Cidade Alta
Você pode iniciar o tour pelo Marco de Posse. Não se sabe ao certo a data que foi trazido para o Brasil, mas tudo indica que foi entre 1503 e 1526 e servia como símbolo para demarcar as terras sob o domínio da coroa Portuguesa.
Em seguida, vá até a Igreja da Nossa Senhora da Pena (padroeira da cidade), datada de 1535, abriga a imagem mais antiga de São Francisco de Assis, a primeira imagem dele trazida para o Brasil.
Não deixe de visitar o Paço Municipal ou Casa de Câmara e Cadeia, edificado em 1772. Atualmente abriga o Museu de Porto Seguro.
Da Cidade Histórica é possível apreciar uma das mais belas vistas do litoral de Porto Seguro, um cenário perfeito para fotos.
Passarela do Descobrimento
A Passarela do Descobrimento, também conhecida como “A Passarela do Álcool”, está localizada no Centro de Porto Seguro. Reúne diversos restaurantes para todos os gostos e bolsos, além de badalados barzinhos, lojas de souvenirs e butiques. A noite é possível adquirir o belo artesanato local, exposto nas diversas barraquinhas montadas ao longo da Passarela.
“Não deixe de experimentar o famoso “Capeta”, bebida típica à base de  vodka, guaraná em pó e leite condensado, que pode ser adquirido em uma das tradicionais barracas de Batidas, espalhadas por toda a Passarela.”


Memorial da Epopéia do Descobrimento
A visita ao Memorial já começa de forma bem peculiar, pois índios da etnia Pataxó da Reserva da Jaqueira fazem parte da equipe de guias.
O Memorial é constituído por um imenso jardim botânico, com aproximadamente 20 mil metros quadrados. Lá também é possível apreciar a replica da Nau de Pedro Álvares Cabral e Exposições que apresentam informações sobre o descobrimento do Brasil.
Reserva Pataxó da Jaqueira
Na Reserva Pataxó da Jaqueira, os visitantes podem “viver” um pouco da cultura indígena.
No local, é possível assistir a palestras para compreender um pouco mais dos costumes e tradições dos índios Pataxó, fazer caminhadas guiadas pelas trilhas ecológicas, apreciar as apresentações de danças típicas e degustar a culinária indígena. É possível também adquirir belos artesanatos exclusivos.
Cidade Histórica de Porto Seguro
Passarela do Descobrimento
Memorial da Epopéia do Descobrimento
Reserva Pataxó da Jaqueira
Não deixe de ir até Arraial d´Ajuda (4 km de distancia) no final de tarde e ficar até a noite. Se possível, passe o dia por lá para pegar praia.
Outra atração próxima de Porto Seguro que vale a pena conhecer é Trancoso (26 km de distancia), ideal passar um dia inteiro.
As praias de Porto Seguro

Quando o assunto são as Praias de Porto Seguro, é difícil escolher a melhor ou a mais bonita, pois cada uma possui seu encanto. Não é a toa que atraem turistas de todas as partes do mundo.
Taperapuã, situada a aproximadamente 7 quilômetros do Centro de Porto Seguro, é a praia mais procurada. Sempre lotada, neste lugar rola muito agito por conta das badaladas “barracas” com amplas estruturas, como o Axé Moi, Barramares e ViraSol. À noite o agito continua, pois essas “barracas” promovem shows e eventos temáticos. Agora, por incrível que pareça, durante o dia, em meio a toda a agitação, ali mesmo é possível repor as energias, pois essa praia possui águas límpidas e bem calmas.
A praia de Mundaí também é muito procurada pelos turistas. É a primeira da Orla em direção ao norte, localizada a aproximadamente 4 quilômetros do Centro de Porto Seguro. Lá também está instalada uma gigantesca “barraca” (Toâ Toâ) muito bem estruturada que é responsável por toda a animação.
Itacimirim, distante a 3,5 quilômetros do centro de Porto Seguro, é uma praia de mar calmo e águas cristalinas. A grande pedida fica por conta das piscinas naturais, formadas durante a maré baixa. E quando bater aquela fome, você pode se deliciar com os quitutes bem servidos pelas barracas ali instaladas.
Curuípe é a praia que está mais perto do Centro de Porto Seguro. E não é por isso que não deixa de ser encantadora, muito pelo contrário, tem um charme incomparável. É uma enseada, protegida por recifes que atrai muitos adeptos da caminhada, apesar da sua estreita faixa de areia. Já para os que preferem relaxar, a sombra dos seus coqueiros é o lugar ideal e não se pode deixar de mencionar é claro, que o banho de mar ali é imperdível, a água é morninha e bem limpa, e quando a maré baixa forma-se piscinas naturais. Petiscos e bebidas geladas também estão a disposição nas barracas abrigadas nesta linda praia.


A praia de Ponta Grande está localizada a 9,5 quilômetros da cidade. A grande atração são as piscinas naturais formadas durante a maré baixa. Já para quem gosta de uma adrenalina, pode se deliciar com os passeios de bananas-boat, lanchas, é possível também alugar caiaques. A praia de Ponta Grande tem uma paisagem deslumbrante e fica praticamente deserta na baixa temporada.
Mutá é uma enseada simplesmente exuberante, as suas areias branquinhas e repletas de coqueiros, formam uma paisagem digna de cartão postal. É uma praia ideal para repor as energias com suas águas mansas, límpidas e levemente quentes. Além do mais, é pouco freqüentada, perfeita para quem quer relaxar num cenário espetacular. Vale mencionar, que dali partem escunas e embarcações que levam os turistas até os diversos arrecifes localizados nas proximidades. Está praia está situada a aproximadamente dez quilômetros do centro de porto seguro.
As principais praias :
Taperapuã
Mutá
Rio dos Mangues ou Barramares
Cruzeiro
Mundaí
Itacimirim
Curuípe
Ponta Grande
Rio dos Mangues ou Barramares está localizada a 8 quilômetros da Cidade. A paisagem que domina está praia é um misto de coqueiros e manguezais. É uma praia ideal para curtir em família, principalmente na maré baixa, quando as águas do mar se misturam com as águas do Rio do Mangue formando ótimas piscinas naturais. Uma boa caminhada ou um passeio de caiaque é a pedida para desfrutar dessa linda paisagem.




COMPARTILHAR

POSTAGENS RELACIONADAS

Proxima
« Voltar
Anterior
Proxima »

Solicitar um Orçamento

Envie-nos um comentário! EmoticonEmoticon

­

­